25.7.11

Contemporânea Art _ Paraty Festival Internacional das Artes Visuais _ 2011


Com seu centro histórico tombado como Patrimônio Nacional devido à riqueza harmoniosa de sua arquitetura colonial, e sediando eventos de renome nas áreas de literatura, fotografia, música e cinema, Paraty, localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, estabeleceu-se como um forte pólo cultural no Brasil, agora unindo forças na divulgação e consolidação das artes visuais.
Os eventos de abertura da primeira edição do Contemporânea Art Paraty Festival Internacional das Artes Visuais, que completa a programação cultural de Paraty, RJ, inserindo-se no calendário da cidade, ocorrem entre os dias 29 e 31 de julho de 2011. Tendo em mente a efervescência cultural da cidade, somada à grande quantidade de ateliês de artistas ali residentes, o artista italiano Cesare Pergola, que escolheu há anos o Brasil como residência e administra uma galeria de arte contemporânea em Paraty, idealizou o festival em parceria com o produtor cultural Pedro Cler. Fator fundamental para a empreitada foi o sucesso da primeira edição, realizada em 2010, do Prêmio Belvedere Paraty, concurso de Arte Contemporânea também organizado por Cesare e sua galeria.
O Contemporânea Art Paraty Festival Internacional das Artes Visuais apresenta uma programação bastante variada. Além de exposições, tanto de nomes nacionais quanto internacionais, estão programadas palestras e mesas redondas, homenagem a Emanoel Araujo, premiação do concurso de arte, oficinas para crianças. Até mesmo restaurantes preparam pratos especiais para seus cardápios relacionados às artes, integrando também o circuito que tomará a cidade.
A Igreja do Rosário foi o local escolhido como ponto central dos eventos do Contemporânea Art Paraty. Pela primeira vez em sua história a edificação, patrimônio datado de 1825, abre suas portas para um evento de arte. Na igreja será realizada a abertura oficial do festival e um cortejo com grupo de maracatu, abrindo as exposições. Nos demais dias ocorrerão palestras, mesas redondas e projeções.
Para a primeira edição do Contemporânea Art temos ainda exposições a céu aberto, com as ruas da cidade ilustradas com temas relacionados a importantes movimentos artísticos: impressionismo, abstracionismo, modernismo, surrealismo, pop art, cubismo e expressionismo. Essas ruas ficam decoradas até o dia 07 de agosto com reproduções de obras de alguns dos grandes mestres da História da Arte mundial, democratizando o acesso às artes. Além disso, restaurantes e bares locais criarão pratos e drinques homenageando um artista de renome do movimento que caracteriza a rua onde o estabelecimento está localizado.
Em 2011, dando início a uma tradição que se repetirá nos anos seguintes, o Contemporânea Art Paraty prestará tributo a um artista plástico brasileiro com carreira consolidada. Na edição inaugural, o homenageado é Emanoel Araujo, escultor, desenhista, gravurista, figurinista, ilustrador, cenógrafo, pintor, curador, museólogo e amante das artes. Além de ministrar palestra e expor um recorte de seu trabalho em mostra individual na Casa da Cultura, Emanoel convida para o festival seis artistas com cujos trabalhos se identifica, e estes terão obras expostas nos espaços compartilhados com artistas locais em seus ateliês (relação abaixo).
Como parte da agenda do Contemporânea Art Paraty ocorre a última etapa do Prêmio Belvedere Paraty 2011. Os 30 artistas selecionados para a fase final da premiação terão suas obras expostas na Galeria Belvedere e o vencedor será anunciado no dia 30 de julho. Khaori Wakamatsu, vencedora de 2010, terá exposição individual no Espaço do IPHAN. Em todas as edições do Contemporânea Art, aliás, acontece exposição individual do vencedor da edição do ano anterior do Prêmio Belvedere. O festival tem entre suas missões a de promover integração entre artistas de Paraty com artistas de outras partes do Brasil e do mundo. Nessa primeira edição ocorre intercâmbio de nomes paratienses com brasileiros de outras localidades, além de Benin e Espanha.
O evento conta ainda com uma mostra especial de seis artistas plásticos tailandeses, convidados pelo organizador. Essa exposição coletiva terá curadoria de Maitree Siriboon, artista tailandês em ascensão e curador da White Space Gallery, em Bangkok, cujo trabalho já foi exposto em países como Itália, Holanda, Inglaterra, China e Malásia.


www.contemporaneaartparaty.com.br

15.7.11

RUA FESTIVAL


Rua Festival
Concept and Idealization - Anouk Piket
Film Director - Gustavo Amaral

Um dos melhores eventos que já participei.

Galerias de Arte Urbana - programa Manos e Minas - TVCultura _ 25/06/2011

2.7.11

Agora em Porto Alegre no Tutti Giorni.
Lançamento do livro "Tenho Pena de Você" de Thais Ueda e Alex Hornest.


Alex Hornest e Thais Ueda convidam para mostra dos desenhos originais e noite de autógrafos do livro "Tenho Pena de Você".

Dia 5 de Julho de 2012, Terça-Feira, a partir das 19h30.

Serviço:
Título: Tenho pena de você
Autores: Alex Hornest e Thais Ueda
Páginas: 104 (capa dura)
Papel: Alta Alvura
Editora: Item72 for Collectors
Impresso no Brasil 2010
ISBN 978-85-910945-0-9
Tiragem: 1.000 exemplares

Local: Tutti Giorni
Av. Borges de Medeiros, 788.
Altos do Viaduto, Esq. Duque de Caxias.
Porto Alegre - RS
grafartutti@gmail.com

Back to TOP